BPO

Terceirização ou BPO

Saiba mais

Entenda diferenças entre terceirização e BPO. Entenda quais das duas situações sua empresa se encaixa. Possibilidade de trabalho misto

Terceirização e BPO: conceitos

A terceirização é um serviço bastante conhecido. Ela diz respeito à contratação de profissionais ou empresas que desenvolvem um trabalho específico que a empresa contratante não desempenha.

O BPO (Business Process Outsourcing) também pode ser entendido como uma forma de terceirização. Trata-se de um serviço de repasse de processos administrativos e burocráticos que serão conduzidos pela empresa contratada de uma forma mais detalhada.

As diferenças entre BPO vs terceirização de serviços

Pela semelhança na definição, as duas estratégias podem ser confundidas com facilidade. Mas, se ambas existem, é porque possuem vertentes diferentes em alguns aspectos. Veja quais são:

Diferentes tarefas a serem executadas

Os serviços de terceirização, na maioria das vezes, requerem maiores demandas de atividades especializadas.

No caso do BPO, o foco está justamente no oposto: contratação de serviços pontuais que são executados por profissionais com alto nível de especialização.

Dessa forma, a diferença entre ambos é que a terceirização atua como parte de uma engrenagem e é mais voltada para as atividades-meio.

Já o BPO, além de preocupar-se com os projetos, também é responsável pela excelência na execução dos serviços encomendados.

Organização interna

No contexto da terceirização, as atividades são realizadas, geralmente, dentro da empresa e as terceirizadas e podem não estar totalmente integradas aos demais setores.

A implementação de um BPO implica no repasse de atividades que estão relacionadas aos processos de gestão da instituição. Nesse modelo, é necessário que todos os fluxos de trabalho sejam coerentes, inclusive, com o ambiente externo.

A partir dessa abordagem, pode-se perceber que, quando se trata de terceirização, os procedimentos podem ser apenas transferidos. No BPO, ao contrário, eles devem ser revistos e organizados.

Foco nos resultados

A terceirização tende a entregar resultados mais diretos, específicos, simples e pontuais.

O BPO está relacionado à entrega de um trabalho otimizado que foca na completude do processo, desde o início, até a entrega do produto final.

Os dois serviços se preocupam com a qualidade do processo, mas as empresas que contratam BPO tendem a receber mais auxílio sobre o modus operandi e sugestões de aperfeiçoamento em relação àquelas que terceirizam atividades.

Custos e investimentos

O custo de uma equipe ou setor interno terceirizado tende a ser menor. O principal fator de economia está relacionado aos processos de contratação, demissão e manutenção da mão de obra.

No contexto de BPO, o tempo é o principal agente de redução de custos. Isso porque o investimento em recursos de inovação e tecnologia é uma de suas principais atividades. Com dashboards mais organizados, as taxas de erro são reduzidas consideravelmente.

De forma geral, os dois serviços atuam com remanejamento de demandas e podem ajudar para que a produtividade seja elevada e as despesas, reduzidas. A principal diferença é que o BPO está um passo à frente por trabalhar com tecnologia de ponta.

Qual dos dois escolher terceirização ou BPO?

Para responder a essa pergunta, o primeiro passo é que você conheça exatamente quais são as necessidades de sua empresa.

Agora que você já sabe o que significa cada um dos serviços, deve levar em consideração que a implementação de um ou de outro atendem a objetivos diferentes.

Na escolha, é importante que você avalie de que forma sua empresa está acompanhando as tendências do mercado e qual é o grau de compromisso com os serviços que está oferecendo aos clientes.

Se sua empresa precisa de um grande volume de mão de obra específica para desenvolver alguns trabalhos de ordem operacional, o caminho mais indicado é a terceirização.

Por outro lado, se sua preocupação e contratar serviços que estejam ligados aos processos internos da empresa, isso demanda um trabalho mais especializado. Nesse caso, o BPO é a melhor opção.

Como você pode notar, o BPO deve ser considerado quando o que você busca é um elevado nível de excelência na execução de tarefas relacionadas aos contextos administrativos e burocráticos que visam reduzir custos e aumentar a produtividade.

No cenário global, a contratação de BPO tem se desenvolvido de forma muito expressiva. Uma pesquisa realizada pela Delloite’s Global Outsourcing Survey apontou que os sistemas de BPO melhoram o nível de qualidade das empresas em 58%.

Além disso, a mesma pesquisa revelou que houve uma redução de 21% no tempo das transações, crescimento de 31% na receita do cliente e 20% de melhoria na capacidade de entrega dos produtos finais.

Nesse contexto, fazem parte desse serviço formalização, controle de documentos e processos, aplicação móbile, RH digital, captura descentralizada,  gestão financeira,  gestão de notas fiscais, tributos e contabilidade gerencial.

A vantagem desse serviço é que ele é responsável por criar redes de otimização e ampliação do negócio enquanto você pode ter a tranquilidade de focar no seu core business.

Benefícios em TI

Redução de custos:

Ao realizar a terceirização, a empresa elimina gastos com equipamentos, gerenciamento, capacitação dos profissionais e outros serviços, que passam a ser de responsabilidade do fornecedor do serviço. –

Serviços sob demanda:

Com o BPO, as corporações podem contar com soluções avançadas, infraestruturas e bancos de dados, entre outros serviços. O fornecedor irá atender todas as necessidades da empresa de acordo com as demandas que surgirem.

Foco nos usuários:

No mercado há uma série de fornecedores que oferecem as mais variadas soluções de TI capazes de otimizar as tarefas das empresas. Dessa forma, elas podem escolher aquelas que são desenvolvidas para facilitar a rotina de trabalho e aumentar a produtividade de seus colaboradores.

Alta disponibilidade:

É possível aumentar ou adaptar as demandas de acordo com as novas exigências do negócio. Assim, a empresa não precisa se preocupar com nenhum imprevisto.

Retorno de investimento (ROI):

As soluções terceirizadas operam de acordo com o foco e objetivos da empresa, alinhando a TI com os negócios. Dessa forma, a tecnologia irá ajudar nas tomadas de decisões, agregando valor e resultados para a corporação.

Gestão centralizada:

A empresa deixa de se preocupar com o gerenciamento dos componentes de TI, que passa a ser realizado de forma centralizada pelo fornecedor. Isso garante a qualidade do serviço que será entregue conforme o contrato de SLA.

Garantia de qualidade:

Com o BPO dos serviços de TI, a corporação passa a ter à disposição uma equipe qualificada que estará dedicada, garantindo uma melhor qualidade aos serviços.

Maior foco nos negócios

Como a área de TI deixa de ser uma preocupação interna e pode ser trabalhada com foco nas estratégias de negócios, os gestores podem dedicar seu tempo a atividades essenciais que trazem melhores resultados.

Maior performance do setor de TI:

Os processos dessa área passam a ser automatizados, dinâmicos e a ter maior fluidez. Dessa forma, é possível diminuir a complexidade das operações e aprimorá-las.

Suporte especializado:

O gerenciamento dos sistemas é realizado pelo fornecedor e é ele, também, que assume todo o suporte técnico dos serviços e sistemas caso algum problema aconteça.

Não há dúvidas de que a terceirização pode trazer diversas vantagens para as empresas, principalmente para PMEs, que possuem menores orçamentos para investir na área de TI e passam a poder utilizar serviços especializados e tecnologias modernas. Ainda sim, é importante manter uma equipe interna atualizada para que os serviços implementados sejam administrados e monitorados. Para escolher o fornecedor certo, é necessário que os gestores realizem um planejamento para definir quais aplicações a empresa precisa e qual a melhor opção para transformar os investimentos em resultados.

Benefícios em outros departamentos

Redução de custos.

Cliente não se preocupa em processos seletivos.

Não se preocupa em treinar pessoas para a função.

Sem perda de tempo em gestão das pessoas e conflitos.

Agilidade nos processos de trabalho devido profissionais especializados.

Todos estes tópicos acima incidem em reduzir o custo do cliente

Otimização do tempo

Profissionais especializados nas funções e no ERP. Caso cliente utilize TOTVS. Considerado o melhor ERP do Brasil e America Latina.

Possibilidade de se utilizar melhores praticas do mercado juntamente com tecnologias.

Priorização dos investimentos

Melhor organização para investimentos

Visões de curto médio e longo prazo com melhor aproveitamento do investimento

Construção de parcerias proveitosas

Melhor relacionamento e mais eficiência nos trabalhos

Simplificação da estrutura administrativa

Ponto focal em um coordenador responsável pela terceirização ou BPO

Foco na contratação de especialistas

Cliente foca sem seu core business em sua atividade fim.

Diferencial HFBPO

Saiba mais

Um de nossos diferencias sobre terceirização ou BPO das áreas abaixo é :

Fazermos partes de um grupo de empresas no qual cada uma possui uma especialidades.  HFBPO especialista em gestão das pessoas para terceirização das  operações de RH, FISCAL, CONTÁBIL e FINANCEIRO de clientes.

HFCONSULTING, consultoria homologada TOTVS, com experiência desde 1999 implantando TOTVS  com treinamento funcional em folha, fiscal, contábil, financeiro além outros módulos.  Desde então, ja tem terceirizado TI de varias empresas. Com a crescente demanda de clientes nos procurando para atuarmos na parte operacional das empresas, criamos em 2017 a HFBPO, responsável por efetuar a gestão das pessoas e executar a operação do cliente de forma terceirizada em áreas que não são seu core business ou seu negócio.

Com a junção das duas empresas, criou-se uma grande sinergia entre tecnologia HFCONSULTING dando suporte aos profissionais da HFBPO para áreas de RH, FISCAL, CONTÁBIL e FINANCEIRO em clientes que ja possuem TOTVS.

Terceirização e BPO juntos

Exemplo

Abaixo uma visão de terceirização e BPO em conjunto em departamentos diferentes. Cliente tem a necessidade de efetuar a terceirização de RH com objetivo de continuar os processos como faz hoje sem inovações e possui o sistema TOTVS subtilizado com dificuldade em continuar a implantação, sustentação, administração. Como ja ouvimos muitas vezes, “temos uma Ferrari e andamos de fusca.”

Neste caso cliente contrata a terceirização junto com BPO de forma combo, RH+TI, deixando de se preocupar com duas áreas em sua empresa e no caso da TI, trazemos inovações que irão otimizar, reduzir custos operacionais nos processos da empresa como um todo.

Serviços por departamentos

Saiba mais

O foco aqui é a terceirização de TI ou BPO TI podendo ser total ou por áreas, exemplo :

  • Infra estrutura( Servidores, sistemas operacionais, impressoras, internet, telefonia, redes.)
  • Sistemas e banco de dados : ERP TOTVS e banco de dados, ORACLE, SQL, POSTGREE, DB2.
  • Sites e sistemas Web : WordPress, csharp, php,nodejs

Prestando serviços de administração, suporte, personalização , implantação,  inovações tecnológicas,  treinamentos das áreas envolvidas aos usuários do cliente.

Opção remota e presencial.

Utilizamos um software de nossa propriedade para efetuar a gestão das pessoas do TI e apresentar evolução mensalmente ao cliente

O foco aqui é a terceirização de RH ou BPO RH podendo ser total ou por áreas, exemplo :

  • DP: Processos de admissão, demissão, ferias, geração de impostos, captação de ponto, adiantamentos, folha,  benefícios e gestão de pessoas, acompanhamento a órgãos do governo junto com jurídico do cliente em alguns casos.
  • RH : Recrutamento e seleção, Cargos e salários, avaliação e desempenho e treinamento)

Em ambos os casos, oferecemos aos clientes inovações tecnológicas com objetivo de mobilidade, agilidade , redução de custos e seguranças das informações. Estar por dentro das mudanças de regras

Opção remota e presencial.

O foco aqui é a terceirização fiscal ou BPO fiscal  podendo ser total ou por áreas, exemplo:

  • Gestão de Impostos : Apurações mensais de impostos, geração de Guias de impostos, retenções de impostos, geração de SPEDS e classificações de cadastros que envolvem fiscal e notas fiscais. 
  • Gestão de notas :Classificação de produtos, clientes, fornecedores, transportadoras,  notas de entrada e notas de saída do dia a dia.
  • Consultoria tributaria :Mapeamento dos processos fiscais e contábeis gerando eficiência financeira ao cliente.

Em ambos os casos, oferecemos aos clientes inovações tecnológicas com objetivo de mobilidade, agilidade , redução de custos e seguranças das informações. Estar por dentro das mudanças de regras

Opção remota e presencial.

O foco aqui é a terceirização contábil ou BPO contábil podendo ser total ou por áreas, exemplo:

  • Gestão contábil : Estruturação de plano de contas, centros de custos, lançamentos contábeis de todas as áreas da empresa, demonstrativos, geração de SPEDs, apurações de resultados. 
  • Consultoria tributaria :Mapeamento dos processos fiscais e contábeis gerando eficiência financeira ao cliente.

Em ambos os casos, oferecemos aos clientes inovações tecnológicas com objetivo de mobilidade, agilidade , redução de custos e seguranças das informações. Estar por dentro das mudanças de regras.

Opção remota e presencial.

O foco aqui é a terceirização do financeiro ou BPO financeiro podendo ser total ou por áreas, exemplo:

  •  Gestão de contas a pagar e receber
    Lançamento de  contas a pagar na plataforma financeira do cliente, podendo até mesmo realizar agendamentos no internet banking para o cliente autorizar; já o controle das contas a receber trata do lançamento das contas a receber, podendo incluir os serviços de emissão de boletos bancários e/ou notas fiscais.
  • Conciliação bancária
    Conciliação diária das movimentações e de todas as rotinas financeiras do negócio do cliente, para garantir que os saldos batam sempre com o que consta no banco.
  • Gestão da documentação
    Serviço de arquivamento e auditoria de toda a documentação financeira, garantindo um controle ainda maior desse setor.

Em ambos os casos, oferecemos aos clientes inovações tecnológicas com objetivo de mobilidade, agilidade , redução de custos e seguranças das informações. Estar por dentro das mudanças de regras.

Opção remota e presencial.

Forma de Atuação

Independente do tamanho de sua estrutura, terceirizamos um ou mais departamentos.

TI - Tecnologia da informação
RH, FISCAL, CONTÁBIL, FINANCEIRO










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