Terceirização constitucional

LEI DA TERCEIRIZAÇÃO CONSTITUCIONAL

Por 7 votos a 4, STF considera Lei da Terceirização constitucional

Por 7 votos a 4, STF considera Lei da Terceirização constitucional

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucional a Lei da Terceirização (Lei 13.429/2017), que permitiu a terceirização de atividades-fim das empresas urbanas. Por maioria de votos, foram julgadas improcedentes cinco Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs 5685, 5686, 5687, 5695 e 5735) que questionavam as mudanças nas regras de terceirização de trabalho temporário introduzidas pela lei. O julgamento foi realizado na sessão virtual encerrada no dias 15/6.

Terceirização

LEI DA TERCEIRIZAÇÃO CONSTITUCIONAL – RELATOR GILMAR MENDES

O relator das ações, ministro Gilmar Mendes, observou que a Constituição Federal tem uma série de normas referentes aos chamados direitos sociais do trabalhador que regulam as bases da relação contratual e fixam o estatuto básico do vínculo empregatício. O objetivo foi estabelecer limites ao poder do legislador e dos próprios contratantes na conformação do contrato de trabalho e definir a estrutura básica do modelo jurídico da relação de emprego, com efeitos diretos sobre cada situação concreta. No entanto, a Constituição não proíbe a existência de contratos de trabalho temporários, “tampouco a prestação de serviços a terceiros”.

Segundo o ministro, num cenário de etapas produtivas cada vez mais complexo, agravado pelo desenvolvimento da tecnologia e pela crescente especialização dos agentes econômicos, torna-se praticamente impossível definir, sem ingerência do arbítrio e da discricionariedade, quais atividades seriam meio e quais seriam fim. Ele considera que a modernização das relações trabalhistas é necessária para aumentar a oferta de emprego e assegurar os direitos constitucionais, como a garantia contra despedida arbitrária, o seguro-desemprego, o fundo de garantia do tempo de serviço e o salário mínimo, entre outros. “A rigor, o artigo 7º da Constituição não tem vida própria, depende do seu suporte fático: o trabalho”, afirmou. “Sem trabalho, não há falar-se em direito ou garantia trabalhista. Sem trabalho, a Constituição Social não passará de uma carta de intenções”

TV Justiça

Veja a reportagem

PROCESSOS RELACIONADOS

Ação direta de inconstitucionalidade

Mais informações no site do supremo tribunal federal

Terceirização constitucional

Vamos conversar sobre o assunto ?

Mesmo que tenha seu departamento já terceirizado , entenda quais são as nossas diferenças.










POST RELACIONADOS

Assuntos do momento do mundo PROTHEUS

SOLUÇÕES TOTVS

Linha PROTHEUS, RM, DATA SUL, LOGIX, GOODDATA, FLUIG e muito mais. Marque uma reunião com a HF CONSULTING TOTVS para entendermos sua necessidade. Com certeza um de nossos produto se encaixa a sua necessidade. Preços especiais para 2020. Somos a maior empresa de software do Brasil

QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Saiba o que é a indústria 4.0 , o que ela pode fazer em sua empresa, quais impactos e entenda o que a internet das coisas tem haver com a indústria 4.0 . Entenda como o ERP PROTHEUS pode fazer sua empresa reduzir custos e otimizar processos internos.

IMPORTA XML ?

Mais que um importador xml, sim um software completo para GESTÃO XML PROTHEUS. Assista o vídeo completo e veja todas as possibilidades que o produto pode auxiliar sua empresa em agilidade, reduzir custos operacionais, segurança e muito mais.

Gestão XML Protheus – Webinar

Fique ligado em nossos Webinar. Apresentações sob o mundo de tecnologia , produtos e serviços TOTVS, BPO, WEB, BI, PROCESSOS E NEGÓCIOS. Saiba mais.

Comentários

Preenchimento obrigatório.
Preenchimento obrigatório.
E-mail inválido.
Preenchimento obrigatório.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

BLOG HF CONSULTING TOTVS PERDIZES
Bem vindo ao nosso blog. Conteúdo sobre TOTVS, BI, WEB/APP, Terceirização de departamentos e tecnologia.